Caríssimos paroquianos,

Na entrevista ao padre Hans Zollner, membro da Comissão Pontifícia para a Tutela de menores da Santa Sé, publicada no CM a 10 de julho de 2022, o entrevistado dizia o seguinte: «Bispos, sacerdotes, membros de congregações religiosas e leigos, todos nós precisamos de estar envolvidos nos processos de reparação e cura, assumindo a responsabilidade onde ocorreram injustiças e desenvolvendo medidas preventivas. Só assim as pessoas vão sentir as instituições da Igreja como um espaço seguro».
Entre as medidas preventivas que, a nosso juízo, podem ajudar a tranquilizar os pais e educadores das crianças, são códigos claros e explícitos de conduta que orientam a vida das comunidades e permitam a verificabilidade de tudo o que nela sucede. O seu cumprimento contribui para que todos possam sentir a nossa paróquia como um espaço seguro.
Apesar de a nossa paróquia ser pequena e familiar, e haver um sereno clima de confiança entre as pessoas, pareceu-me conveniente que comecemos por adotar um Breve Manual de Medidas Preventivas, que será provisório até ao momento em que seja possível incorporar o Manual de Boas Práticas no Cuidado de menores em sintonia com outras paróquias da diocese. Algumas das medidas provisórias foram inspiradas por esse Manual ainda em período de experimentação.

Pe. João Paulo Pimentel

Pode consultar e descarregar o Breve Manual de Medidas Preventivas no Cuidado de Menores aqui: Breve Manual de Medidas Preventivas no Cuidado de Menores