“A próxima Jornada Mundial da Juventude será em Portugal”, assim o anunciou o Cardeal Farrel no final da Missa de encerramento da JMJ Panamá 2019.

Apresentamos um excerto das palavras do Papa na Vigília com os jovens realizada no passado dia 26, no Panamá:

(…) A vida que Jesus nos dá é uma história de amor, uma história de vida que quer misturar-se com a nossa e criar raízes na terra de cada um. Essa vida não é uma salvação suspensa «na nuvem» –no disco virtual– à espera de ser descarregada, nem uma nova «aplicação» para descobrir ou um exercício mental fruto de técnicas de crescimento pessoal. Nem sequer um «tutorial» com o qual apreender as últimas novidades.

A salvação, que o Senhor nos dá, é um convite para participar numa história de amor, que está entrelaçada com as nossas histórias; que vive e quer nascer entre nós, para podermos dar fruto onde, como e com quem estivermos. Precisamente aí vem o Senhor plantar e plantar-Se a Si mesmo; Ele é o primeiro a dizer «sim» à nossa vida, à nossa história e quer que também nós digamos «sim» juntamente com Ele. Ele sempre nos antecipa.

Foi assim que surpreendeu Maria, convidando-A para fazer parte desta história de amor. Sem dúvida, a jovem de Nazaré não aparecia nas «redes sociais» de então, não era uma influencer mas, sem querer nem procurá-lo, tornou-se a mulher que maior influência teve na história.

Podemos dizer com confiança de filhos: Maria, a influencer de Deus. Com poucas palavras, soube dizer «sim», confiando no amor e nas promessas de Deus, única força capaz de fazer novas todas as coisas. E todos nós hoje temos algo de novo a fazer dentro de nós, hoje temos que deixar que Deus renove algo no nosso coração. Pensemos um pouco: O que quero que Deus renove no meu coração? Sempre impressiona a força do sim desta jovem, daquele «faça-se em Mim» que disse ao anjo. Foi uma coisa diferente duma aceitação passiva ou resignada, ou dum sim como quando se diz: «Bem, vamos lá a ver o que acontece». Foi algo mais, qualquer coisa de diferente. Maria não conhecia essa expressão, era decidida, soube do que se tratava e disse sim.

Maria, sem dúvida, teria uma missão difícil, mas as dificuldades não eram motivo para dizer «não».

O «sim» e o desejo de servir foram mais fortes do que as dúvidas e dificuldades.