A indicação para que a Comunhão na Missa seja distribuída apenas na mão obedece a uma situação extraordinária e tem, por isso, caráter provisório. Aproveitamos esta conjuntura para recordar o modo de receber corretamente o Corpo de Cristo na mão, não sem antes recordar que o mais importante continua a ser a necessidade de não ter nenhum impedimento espiritual que impeça receber a Comunhão. O modo reverente de receber fisicamente o Senhor é um eco da consciência verdadeira de sabermos diante de Quem estamos.

  1. Traga as mãos limpas e sem luvas. Se possível, na fila da Comunhão ou antes, desinfetar as mãos.
  2. Não ultrapasse a linha horizontal que está no chão sem que a pessoa da frente tenha avançado.
  3. Não leve nada nem na mão nem nos braços: casacos, malas de mão, etc.
  4. Ao chegar junto do sacerdote, estenda as mãos com as palmas voltadas para cima e cruzadas como para «fazer um trono» ao Senhor: a mão esquerda por cima (exceto se for canhoto).
  5. Sem se retirar do sítio, diante do sacerdote, segure a Sagrada Hóstia com o indicador e o polegar e aproxime-a da boca, subindo também a mão esquerda até ao queixo servindo como «bandeja» para evitar que caia algum fragmento.
  6. Olhar com atenção para a mão que recebeu a Hóstia para verificar se ficou algum pequeno fragmento que deve então ser colocado na boca.