O Sacramento da Unção dos Enfermos vem em auxílio do cristão que padece uma doença grave ou as limitações próprias da idade avançada, ou noutras situações que implicam um perigo de morte (por exemplo, uma operação de risco).

Através deste sacramento, Senhor Jesus, médico das nossas almas e dos nossos corpos, continua na Igreja a sua obra de cura e salvação.

Pode pedir para receber este sacramento contactando a Paróquia.

Como se recebe este sacramento?

Só os sacerdotes (Bispos e Presbíteros) podem administrar este sacramento. Os dois sinais principais são a imposição das mãos (os sacerdotes rezam sobre os doentes) e a unção com o óleo santo dos enfermos benzido pelo Bispo diocesano na manhã de quinta-feira Santa, na fronte – sede do pensamento – e nas mãos – sede da ação.

Depois de rezar sobre o doente, o Sacerdote toma o Santo Óleo e unge o doente na fronte e nas mãos, dizendo uma só vez:

V. Por esta santa Unção e pela sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo.

R. Amen.

V. Para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na sua bondade, alivie os teus sofrimentos.

R. Amen.

Quais os efeitos do sacramento da Unção dos Enfermos?

Uma força especial e um conforto para viver, e, se for essa a vontade de Deus, uma melhora do estado de saúde. Mesmo quando não há melhoria do estado de saúde, este sacramento permite experimentar a paz e a coragem para suportar os sofrimentos da doença e da idade avançada com uma graça de força, de perdão e de purificação. Se a doença não permitir a confissão sacramental, obtém também o perdão dos pecados.