No sacramento da reconciliação, ou confissão, recebemos o perdão dos nossos pecados. Foi instituído por Jesus Cristo. Explica o Papa Francisco que:

«O perdão dos nossos pecados não é algo que possamos dar a nós mesmos. Eu não posso dizer: perdoo os meus pecados. O perdão é pedido a outra pessoa e na Confissão pedimos o perdão a Jesus. O perdão não é fruto dos nossos esforços, mas uma dádiva, é um dom do Espírito Santo.» (Audiência geral, 19.II.2014).

Como é que me devo confessar?

A Igreja propõe-nos quatro passos para uma boa confissão:

  1. Examinar a consciência:
    consiste em refletir, com a ajuda de Deus e com sinceridade, sobre aquelas ações, pensamentos ou palavras que nos tenham podido afastar dele, ofender os outros ou causar-nos dano interiormente. Pode ajudar-nos ler um bom exame de consciência, adequado para a nossa idade, como estes que se apresentam a seguir:
    Exame de consciência para crianças, Exame de consciência para jovens, Exame de consciência para adultos
  2. Contrição ou arrependimento:
    É uma dor da alma e uma rejeição dos nossos pecados, que inclui o desejo de não voltar a pecar. É um dom de Deus, e por isso é preciso pedir-Lhe que melhore o nosso coração. Não é preciso que esse arrependimento seja acompanhado de um sentimento intenso de dor ou vergonha; o importante é compreender que agimos mal, ter desejos de melhorar como cristãos e fazer o propósito de não voltar a cometer essas faltas.
  3. Confissão:
    Consiste na acusação dos pecados feita diante do sacerdote.

    «Confessar-se com um sacerdote é um modo de pôr a minha vida nas mãos e no coração de outro, que nesse momento atua em nome e por conta de Jesus. (…) É importante que vá ao confessionário, que me ponha a mim mesmo frente a um sacerdote que representa Jesus, que me ajoelhe frente à Mãe Igreja chamada a distribuir a misericórdia de Deus. Há uma objetividade neste gesto, em ajoelhar-me frente ao sacerdote, que nesse momento é o canal da graça que me chega e me cura.» (Papa Francisco, O nome de Deus é misericórdia).

    Uma boa confissão é dizer os pecados ao sacerdote de forma clara, concreta, concisa e completa, sem omitir nenhum pecado grave por vergonha.

  4. Satisfação:
    Consiste no cumprimento de certos atos de penitência (orações, algum pequeno sacrifício, obra de caridade, etc.), que o confessor indica ao penitente para reparar o dano causado pelo pecado. É una ocasião também para dar graças a Deus pelo perdão recebido e renovar o propósito de não voltar a pecar.

Ver o horário das confissões na Paróquia de Telheiras.