O matrimónio é o compromisso pelo qual um homem e uma mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado ao bem dos cônjuges e à procriação e educação dos filhos, e que foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento para aqueles que são batizados.

Dessa maneira, os cônjuges realizam a vocação que receberam de Deus, que é amor, que criou o ser humano por amor, e que o chama a amar.

É necessária uma preparação prévia para receber este sacramento?

É conveniente aos noivos preparem-se com uma formação específica para este sacramento: curso de preparação para o casamento.

Como decorre o processo de casamento?

A celebração do matrimónio deve realizar-se numa das Paróquias dos noivos, pois é nelas que vivem toda a sua vida cristã. Pode, porém, haver motivos que levem a realizar a celebração do casamento noutra Paróquia.

Para os processos de casamento deverão dirigir-se preferencialmente ao Pe. João Paulo Pimentel, no horário da Secretaria ou em horas a combinar, de terça a sexta-feira.

Para a celebração do Matrimónio, deverão os noivos ter em atenção o seguinte:

  • O Matrimónio Católico tem também efeitos civis, pelo que é preciso organizar dois processos.
  • O processo civil trata-se na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos.
  • O processo canónico deve ser preferencialmente organizado na Paróquia da noiva. É necessário apresentar as certidões de batismo e os bilhetes de identidade ou cartões de cidadão.
  • Para comprovar o ato, deverão ser indicadas duas testemunhas, vulgarmente designados por padrinhos, os quais deverão ser maiores de idade.