Caríssimos paroquianos:

Há uns dias atrás realizei uma breve visita a uma pessoa idosa que necessitava que estivesse com ela. Estava e está sem qualquer sintoma, mas os familiares pensaram que era conveniente fazer o teste do coronavírus. Ontem telefonou-me a dizer que o resultado do teste tinha sido positivo.

Como de facto estive em contacto com essa pessoa, por uma questão de prevenção vou ter de cumprir um isolamento de 14 dias, a partir do dia em que estive em sua casa.

Por este motivo e com muita pena minha, é necessário alterar as Celebrações previstas para estes dias. Assim:

– não haverá celebrações online transmitidas da paróquia de Telheiras, nem durante o Tríduo Pascal nem durante a Oitava da Páscoa. Se Deus quiser, retomaremos as Missas on line, no domingo 19 de abril.

– hoje, Quinta-feira Santa, a igreja permanece fechada. Na Sexta-feira Santa, estará aberta apenas de manhã, entre as 11 e as 12.30. No Sábado, apenas à tarde, entre as 17.00 e as 19.00. No Domingo, entre as 11.00 e as 12.30 e entre as 17 e as 19.00.

Graças a Deus, poderei celebrar a sós a Eucaristia. Aí, estarei com todos, e rezarei especialmente pelos doentes e por todos os que sofrem, de um modo ou outro, as consequências desta pandemia.

Nestes dias do Tríduo, o realmente importante é que cada um se esforce em estar centrado nos Mistérios da nossa Redenção. O modo de o fazer durante esta crise é certamente atípico, mas nada impede a nossa união ao Senhor e a nossa disponibilidade (adaptada às circunstâncias) para quem nos rodeia. Não esqueçamos as palavras de Jesus à samaritana, quando lhe explica que «os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade, porque é destes adoradores que o Pai deseja.» Todos podemos ser «verdadeiros adoradores», seja qual for a nossa situação. Graças a Deus, há muitas possibilidades de rezar numa das muitas celebrações on line. Não deixem de o fazer.

Com os melhores desejos de um Santo Tríduo Pascal,

Pe. João Paulo Pimentel