A confirmação ou crisma é o sacramento que completa a graça batismal: dá o Espírito Santo, para nos enraizar mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais solidamente em Cristo, tornar mais firme o laço que nos prende à Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada de obras.

Quem pode receber o Crisma?

Todo o batizado que ainda não foi confirmado pode e deve receber o sacramento da Confirmação. Tal como o batismo, este sacramento imprime na alma do cristão um sinal espiritual ou carácter indelével; é por isso que só se pode receber este sacramento uma vez na vida.

É preciso alguma preparação?

Sim. Para aqueles que estão na catequese, a preparação é feita na sequência do percurso catequético, que tem aulas semanais. Na nossa paróquia, o Crisma é recebido no 9º ano.

Os adolescentes e adultos que não estão na catequese também podem preparar-se através de um curso de preparação para o Crisma, que acontece todos os anos (duas terças-feiras por mês, das 21h às 22h).

Esta preparação tem por objetivo favorecer a amizade com Cristo e uma familiaridade mais viva com o Espírito Santo. Para receber a Confirmação é preciso estar em estado de graça. Por isso, ao longo da preparação convém recorrer ao sacramento da Penitência.